Como é a sua ansiedade? A ansiedade pode manifestar de diversas formas e varia de pessoa para pessoa. Um amigo descreveu a sua ansiedade como uma incapacidade de respirar e aperto no peito. Outros podem ter sintomas de ansiedade, tais como dores muscular, fadiga crônica, tontura e ritmo cardíaco acelerado.

Podemos sentir ansiedade quase todos os dias de nossas vidas. Preocupamo-nos com um discurso que temos que dar na frente de uma platéia, com projetos que temos que entregar no trabalho e na escola, e ficamos com medo quando temos que enfrentar uma situação difícil.

Ansiedade é a resposta automática do nosso corpo ao perigo, é como um alarme que dispara cada vez que sentimos ameaçados. De acordo com Shallcross (2009), transtornos de ansiedade são as doenças mentais mais comuns no país, afetando 40 milhões de adultos ou 18 por cento da população adulta. Alguns dos transtornos de ansiedade são conhecido como transtorno do pânico, desordem social, transtorno obsessivo-compulsivo e fobia específica. Quando sentimos ansiedade diáriamente, esta ansiedade pode ter um impacto negativo em nossos relacionamentos e atividades, em última análise, causando ansiedade ainda maior.

Robert L. Leahy, autor do livro Anxiety Free explica que hoje o nosso estilo de vida é muito exigente, levando ao aumento da ansiedade em nossa sociedade. Temos que ter os ultimos brinquedos de technology, somos movidos por idéias irreais sobre nossos relacionamentos e aparência, e nós exigimos cada vez mais de nós mesmos. Além disso, as notícias de TV e dos jornais estão nos bombardeando com mensagens que dizem que estamos em perigo. No entanto, o que importa não é o que os jornais estão falando e sim o que estamos pensando. Mude sua percepção, e você vai mudar a maneira que você sente.

Aqui estão 5 dicas para lidar com a ansiedade:

1. Mude o seu estilo de vida. Analise as coisas em sua vida que estão causando o estresse e confronte ou elimine estas coisas de sua vida.

2. Mude sua dieta. Ter uma dieta balanceada também, com a combinação de certa proteínas, carboidratos e gordura é importante para sua saúde em geral.

3. Comece uma rotina de exercicios. Você pode começar com uma caminhada diária de 45 minutos em sua vizinhança, ou fazer aula de ioga. O exercício é uma grande saída para a ansiedade.

4. Aprenda a relaxar. exercícios de respiração profunda podem ajudar a aliviar sintomas de ansiedade. Às vezes, quando estamos ansiosos, nos esquecemos de respirar, por isso temos que aprender como respirar.

5. Converse com alguém que você pode confiar sobre os seus problemas. Falar pode ajudá-lo a libertar algum do stress e pode permitir-lhe ver as coisas sob uma nova luz através dos olhos de uma outra pessoa.

Muitas vezes, é possível passar de um ciclo de ansiedade com a ajuda de amigos ou família, alguém que possa ajudá-lo a resolver seus problemas. Se a ansiedade se tornar muito intensa, consulte um médico ou talvez um terapeuta.

Leahy, R. L. (2008). How Big A Problem Is Anxiety? Psychology Today.

Shallcross, L. (2009). Living An Unease Existence. Counseling Today Online.


Access more complimentary counseling and coaching resources from Total Life Counseling Center (407) 248-0030 by visiting their extensive posting of blogs and special reports designed to save you time by strategically solving problems at the below links:

Products: DVD’s, Workbooks, iPod Downloads & Power Point

News Segments & Videos

Total Life Counseling

NOTE: You can freely redistribute this resource, electronically or in print, provided you leave the authors contact information below intact.